quinta-feira, 5 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SETOR PRODUTIVO




O exemplo da empresa BRASILGÁS

A Educação Ambiental no setor produtivo (indústrias, empresas comerciais e de serviços) tem uma atuação ainda muito limitada, tendo em vista que a própria inserção da dimensão ambiental é algo que está iniciando neste setor. Assim, as ações educativas se restringem a questões operacionais, técnicas e de segurança e saúde. Em termos ambientais, tais ações são ainda mais restritas, estando relacionadas à implementação de certificações ISO 14.000 (instrumento voluntário) e/ou para atendimento da legislação ambiental (instrumento compulsório). 
Nossa equipe tem a certeza de que o meio de trabalho constitui o meio natural de aprendizagem de grande parte da população adulta, e é, portanto, um excelente ponto de partida para a Educação Ambiental de adultos. Todavia é necessário que as empresas busquem iniciativas que gerem um comprometimento com a questão ambiental de forma não superficial, comprovando ser possível uma administração que substitua "a ideologia do crescimento econômico pela sustentabilidade ecológica", levando em consideração "as conexões entre questões ecológicas, sociais e de diversidade.
A exemplo disso temos a empresa Brasilgás que vem se inserido nesse novo paradigma empresarial  que busca um trabalhador operacionalmente produtivo e ambientalmente responsável. Além de assumir de forma efetiva suas responsabilidades socioambientais com a comunidade na qual está inserida, indo desta forma, das palestras com seus funcionários,mas à ações concretas que visam a melhoria da qualidade de vida da população do seu entorno, servindo de exemplo para 
as demais empresas da região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEUS ELOGÍOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES