segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS NO MUNICIPIO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE - BA

O presente trabalho começou a ser desenvolvido, após uma mortandade de tartarugas marinhas na comunidade do Caípe de Baixo em São Francisco do Conde - BA. Após o acontecimento foi realizado uma pesquisa com os pescadores e moradores locais, comprovando através de registros fotográficos, que o local é ponto de desovas e frequente aparecimento de tartarugas marinhas.
As tartarugas marinhas sofrem ameaças naturais e ações antrópicas em todos os estágios de seu ciclo de vida. A maioria dos impactos é uma conseqüência do incremento da exploração das regiões costeiras e oceânicas que incluem: alteração nas praias de desova, poluição por derrame de óleo, explosão em alto mar, dragagens, captura incidental em diversas artes de pesca, coleta de ovos e captura ilegal de tartarugas para a venda de produtos e utensílios.
Neste sentido temos desenvolvido um trabalho de educação ambiental para pescadores e marisqueiras da região de maneira a diminuir esse problema ambiental. Além de perspectivas futuras de ações de monitoramento e conservacionismos destes animais em nosso município.



2 comentários:

DEIXE AQUI SEUS ELOGÍOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES