domingo, 7 de novembro de 2010

Programa do Governo do Estado "RECICLE JÁ BAHIA"





Em 1999 o CCAB Coordenação do Centro Administrativo da Bahia criou o Recicla CAB: Programa de Reciclagem de Papel. Em 2007 ele (o programa) foi rebatizado de Recicle Já Bahia e hoje é aplicado em mais de 83 repartições federais e estaduais situadas em Salvador.

Em 17 de dezembro de 2009, iniciou-se a expansão do Programa Recicle Já Bahia aos órgãos públicos da Região Metropolitana de Salvador - RMS com a inserção da Secretaria da Saúde (SESAU) de São Francisco do Conde.

Com apoio de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAAP) e de servidores da SESAU, os cestos azuis foram distribuídos em sete unidades da rede municipal de saúde:

1 - Secretaria Municipal de Saúde (SESAU);

2 - Farmácia Básica;

3 - Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRESAM);

4 - Unidade Mista de Saúde Célia Almeida Lima (Hospital);

5 - Vigilância em Saúde;

6 - Posto de Saúde da Família (sede);

7 - Central de Regulação;

Resultados Quantitativos

Nos anos de 2007 a 2009 foram recolhidas pelas oito cooperativas parceiras do Programa, 1.100 toneladas de materiais recicláveis.

A cooperativa CAMAPET foi a que mais recolheu materiais recicláveis das unidades públicas entre janeiro e novembro de 2009, representando 58% de toda a produção. Esse resultado foi possível por ser a única cooperativa que tem caminhão próprio e não depende de terceiros para realizar as coletas programadas.

O CAB continua sendo o principal fornecedor de materiais recicláveis do Programa, representando 50% de toda a produção coletada, como ilustra o gráfico a seguir.

Os papéis e papelões continuam a representar o maior percentual de materiais recolhidos pelo Programa, chegando a 98% do total coletado nos três anos.
Considerando os resultados quantitativos apresentados anteriormente, o Programa apresenta como resultados sócio-ambientais:

- Economia de 5.116 m³ de espaço no aterro Metropolitano Centro;

- Diminuição do corte de 21.740 árvores adultas;

- Economia de 217.400 m³ de água;

- Economia de 128.052 litros de combustível;

- Economia de 2.717.500 kw/h de energia;

- Doação de 1100 toneladas de materiais recicláveis a 08 cooperativas;

Com a ampliação do programa ampliou-se, também, a variedade de resíduos coletados. Hoje temos sob nossa responsabilidade, armazenadas no Horto da SUCAB, aproximadamente 15.000 lâmpadas fluorescentes de descarga queimada e cerca de 17.000 unidades distribuídas nos depósitos de órgãos públicos que participam da coleta seletiva no CAB e em outros bairros de Salvador, totalizando 32.000 unidades aguardando a descaracterização.

O Termo de Cooperação firmado entre a COELBA e a SUCAB foi aditado em mais seis meses visando possibilitar a descaracterização das lâmpadas fluorescentes ainda em 2010.

Todo resíduo coletado é doado para cooperativas da região metropolitana, beneficiando centenas de famílias que têm na reciclagem seu único meio de emprego e renda.

2 comentários:

  1. Mas que idéia maravilhosa!!!
    São Francisco bem poderia se inspirar né?! rs

    Deixa eu dar uma sugestão: tem um site que possui templates e layouts bem legais pra blogs e tem uns lindos com tema meio ambiente! Passa lá pra dar uma olhada! É fácil de instalar! Ainda não coloquei no Pecado Vaidade pq seeempre fico na dúvida! rs
    O site é: http://btemplates.com/
    São muuuuuitas sugestões e tem que ter paciência! =]

    Boa Semana pra vocês!
    Bjim
    =]
    http://pecadoevaidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lú...São Francisco do Conde ja faz parte dessa realidade!!!!O texto acima fala que a SESAU, foi a 1º a aderir o programa!!!!

    Bjus e obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEUS ELOGÍOS, CRÍTICAS E SUGESTÕES